Quem são e o que fazem???
Benjamin Netanyahu
Benjamin "Bibi" Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.
Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.
Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.
Mahmoud Abbas
Mahmoud Zeidan Abbas , também conhecido pelo nome de guerra Abu Mazen, é presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde Janeiro de 2005.
Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah. Desempenhou também funções como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana entre Março e Outubro 2003
Em 1964 tornou-se membro da Comité Central da organização e em 1968 do Conselho Nacional Palestiniano. Nesse ano apoia a decisão de Arafat em integrar a Fatah na Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que reunia os grupos políticos e grupos armados da causa nacionalista palestiniana.
Durante os anos setenta manteve contactos com membros da esquerda e com grupos pacifistas de Israel, atitude reprovada pelos palestinianos mais radicais.
Hamas
O Hamas é uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.
O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de Israel, e a este se refere como "entidade sionista". Nesse aspecto, opõe-se ao Fatah. Em sua carta de princípios, publicada em 1988, o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico.
Hillary Clinton
Hillary Diane Rodham Clinton, é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008.
Quando Primeira-dama dos Estados Unidos, sua maior iniciativa, o plano de saúde de Clinton, não conseguiu obter aprovação do Congresso norte-americano em 1994. Em 1997 e 1999, Clinton desempenhou um papel de advocacia para o estabelecimento do State Children's Health Insurance Program, o Adoption and Safe Families Act, e o Foster Care Independence Act. Seu tempo como primeira-dama atraiu uma polarizada resposta para o público americano. Tornou-se a única Primeira-dama a ser intimidada, testemunhando perante um grande júri federal como uma consequência da controvérsia Whitewater em 1996. Clinton nunca foi acusada de qualquer irregularidade nessa e várias outras investigações durante a administração de seu marido. O estado de seu casamento com Bill Clinton foi o tópico de consideráveis discussões públicas, seguindo o escândalo Lewinsky em 1998.
O que é Faixa de Gaza?
A Faixa de Gaza é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria. A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.
Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelense.
O que é Autoridade Palestina?
A Autoridade Nacional Palestiniana (ou Palestina, no Brasil), ANP ou AP é uma instituição estatal semi-autónoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original, foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestiniana detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinianas (chamadas nos acordos de Oslo de "Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinianas ("Área B").
O que é Fatah?
Fatah ou Al-Fatah , é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir (Abu Jihad), e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti. É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.
Caroline Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.