Benjamin "Bibi" Netanyahu (em hebraico בִּנְיָמִין "ביבי" נְתַנְיָהוּ; Tel Aviv, 21 de outubro de 1949) é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel. [1]
Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.
Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.
Viveu durante muitos anos nos Estados Unidos da América. É graduado em Arquitetura e mestre em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology. Também estudou Ciência Política no M.I.T. e na Universidade Harvard.
Depois de completar seus estudos, trabalhou no Boston Consulting Group, uma empresa internacional de consultoria empresarial. Posteriormente trabalhou na Rim Industries, em Jerusalém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.