A maioria das pessoas usa o som para se comunicar no dia-a-dia, mas um dançarino no palco usa os seus membros e corpo para fazer a mesma coisa. Assim como o idioma chinês, a dança chinesa tem o seu próprio vocabulário, semântica, e estrutura sintática que permite a um dançarino no palco expressar em sua totalidade os seus pensamentos e sentimentos com facilidade e graça. A arte da dança chinesa traça as suas origens até mesmo antes do aparecimento dos primeiros caracteres escritos chineses. Potes de cerâmica têm sido desenterrados no sítio de escavação de Sun Chia Chai no minicípio de Tatung, na província chinesa ocidental de Chinghai, que monstram figuras dançantes coloridas. Um estudo destes artefatos arqueológicos revela que o povo da cultura neolítica Yang-shao, por volta do quarto milênio a.C., já coreografava danças em grupo nas quais os participantes fechavam os braços e batiam os pés enquanto cantavam com acompanhamento instrumental. A dança chinesa era dividida em dois tipos, civis e militar, durante os períodos Shang e Chou do primeiro milênio a.C. Na dança civil, os dançarinos seguravam bandeiras de penas em suas mãos simbolizando a distribuição dos resultados da caça ou da pesca do dia. Isso desenvolveu-se gradativamente na dança usada nos rituais periódicos do imperador de sacrifícios rituais realizados fora da cidade, e outros rituais religiosos. A "Dança das Oito Filas" da antiga cerimônia celebrando Confúcio é classificada como uma dança "civil". No grande grupo da dança militar, por outro lado, os dançarinos carregavam armas em suas mãos, movendo-se para frente e para trás em um movimento grupal coordenado. Isso mais tarde transformou-se em movimentos usados nos exercícios militares. Os chineses usavam os movimentos coreográficos das mãos e pés para expressar a sua veneração dos espíritos do céu e da terra. e representar aspectos de sua vida cotidiana, e dar expressão a sentimentos compartilhados de alegria e prazer. A dança também era uma arte de apresentação que trazia prazer tanto para os artistas como para o público. Após a criação do Bureau de Música na dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), foi feito um esforço ativo para colecionar canções e danças folclóricas. No terceiro século d.C., a China setentrional foi subjugada pelos povos Hsiungnu, Sienpi, e Chang do Oeste. Assim, as formas de danças folclóricas dos vários povos da Ásia Central foram introduzidas na China e mescladas com as danças originais do povo Han. Este padrão, continuou na dinastia T'ang (618 - 907 d.C.). Devido à situação política mais estável durante a dinastia T'ang, a dança na China entrou em um período de brilho sem precedentes. A corte imperial da dinastia T'ang fundou a Academia Pear Garden, a Academia Imperial e o templo T'ai-ch'ang, reunindo o melhor talento da dança do país para aprensentar a magnífica, imponente e incomparavelmente pródiga dança "A Música dos Dez Movimentos". Esta dança incorporava formas de dança dos povos da China, Coréia, Sinkiang, Índia, Pérsia e Ásia Central em uma dança colossal. Ela apresentava complexas técnicas de movimento corporal e fazia uso total de roupas de palco e gala, coloridas, e adereços para dar início aos refinados movimentos da dança. Poesia, canções, um enredo dramático e música de fundo foram incorporados oara criar uma abrangente produção de multimídia rica em conteúdo e brilho. Esta foi predecessora da moderna ópera chinesa. Cada grupo minoritário de pessoas ou aborígenes da China tem suas próprias formas de danças folclóricas. O povo Miao (também conhecido como Hmong) do sudoeste da China, por exemplo, desenvolveu uma forma viva de canto antífono e dança competitiva; os aborígenes de Taiwan, influênciados por sua vida na ilha e pelo ambiente, criaram danças de linhas de mãos dadas como parte do ritual da colheita. As danças folclóricas refletem diretamente os estilos de vida e os costumes de um povo e, além de seu valor artístico como danças, elas são uma parte preciosa da herança cultural da China. Na República da China em Taiwan, o desenvolvimento da dança chinesa tem assumido uma personalidade dinâmica e com múltiplas facetas. Jovens que entram para a dança geralmente primeiro estudam balé e dança moderna e então voltam para dar uma olhada à sintaxe da tradicional dança chinesa. a partir de então elas procuram novas formas de estilo chinês de expressão corporal com uma mente aberta e espírito de experimentação. Desde cerca de 1970, as duas composições singulares e originais têm sido ocasionado uma renascença na dança chinesa. Uma dança aborígene em Taiwan. A Companhia de Dança Portão da Nuvem de Lin Hwai-min iniciou construindo uma fundação da escola de dança modena na Martha Graham e gradativamente absorveu elementos de apresentação da tradicional ópera chinesa, ao longo das respostas à vida moderna. É um grupo de dança moderna mais ativo e dinâmico em Taiwan. A Companhia de Dança Portão da Nuvem aprensentou-se no exterior em várias ocasiões e é vista internacionalmente como o mais representativo grupo chinês de dança moderna. A Companhia de Dança Neoclássica de Liu Feng-hsueh também toma a dança moderna como seu ponto de partida. Liu tem conduzido uma pesquisa completa sobre a dança tradicional étnica e sacrificial e a dança folclórica aborígene de Taiwan. Um nível profundo de pensamento lógico é refletido em suas danças, juntamente com a ênfase sobre o aspecto humano. Ela foi a primeira a estudar, importar e usar as pontuações de dança. O objetivo da Sociedade de Dança Hsu Hui-mei é colecionar e sistematizar danças folclóricas tradicionais. As danças novas que ela criou não só têm caracterísicas externas de dança clássica, mas também têm incorporado o desejo do chinês moderno de grandeza passada. A Companhia de Dança Portão da Nuvem se apresentou em vários países do mundo e é considerada um dos mais representativos grupos de dança moderna chinesa. Muitas universidades e faculdades em Taiwan possuem atualmente departamentos de dança com professores capazes de cultivar sistematicamente talento de dança profissional. Sociedade de dança privadas trabalham ativamente para incentivar as crianças e jovens a estudar a dança. Todos os nos, o Conselho para Planejamento Cultural e Desenvolvimento do Yuan Executivo da República da China planeja e realiza uma exibição de dança anual. Eles convidam artistas de todos os tipos de estilo de dança para criar e coreografar novas composições; e eles também organizam apresentações para incentivar o interesse popular em novos desenvolvimentos na dança. Amplos programas de dança e dramas de dança e canções são organizados freqüentemente no recém terminado Teatro Nacional em Taipei como parte principal da programação do teatro. Os melhores dançarinos internacionais e companhias de dança são convidados para ir à Taiwan para se apresentar como parte de um contínuo intercâmbio nas artes. Com os incansáveis esforços e contribuições dos dançarinos de hoje na República da China em Taiwan, a dança chinesa espera um futuro variado. |
Jéssika Teles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.