* O casamento chinês!
Nos casamentos chineses não há despedidas de solteiros mas há lua-de-mel. A data é determinada pelos astros e o bolo tem de ser bem grande. A cama tem de ser a estrear. O vermelho é a cor dominante e omnipresente. Até os lençóis da noite de núpcias devem ser deste tom. Um dos momentos que ainda paira na memória colectiva foi a abertura dos jogos olímpicos, em Pequim, no dia 8/8/2008. E, se pensa que esta data foi por acaso, desengane-se. O número oito é considerado um algarismo de sorte, por isso muitos casais deram o nó neste dia. A ideia é começar uma nova vida com o pé direito. Os chineses escolhem dias de comemorações de acordo com a astrologia. É costume os casais casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário, em vez de à hora certa, assim começam a nova vida juntos numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir.
* O porque do vermelho!
É a cor dominante. É a tonalidade do amor e da prosperidade. Normalmente a decoração é toda em vermelho e dourado, assim como os convites, as lembranças e até a indumentária da noiva. Outra curiosidade: os noivos não fazem lista de presentes mas disponibilizam um envelope vermelho na mesa dos convidados. Para que assim, cada um colabore com um valor em dinheiro. Ao contrário dos casamentos ocidentais, no tradicional casamento chinês, a família do noivo é que organiza e paga toda a festa. Os bens do casal são transportados pelos familiares da noiva e do noivo para a casa nova em caixas vermelhas. Acredita-se que dá sorte os pertences estarem na casa dos noivos durante o casamento.
* Rituais antes da cerimónia!
A noiva e o noivo, na noite anterior ao casamento, realizam uma cerimónia que envolve o pentear e o desentrançar dos cabelos; isto simboliza a entrada na idade adulta. A noiva deverá realizar esta cerimónia de baixo do olhar da lua para desejar descendência. Ambos devem escovar o cabelo quatro vezes, trazendo cada escovadela boa-sorte. A primeira simboliza a união do casal desde o início do casamento até ao fim, a segunda trás harmonia e verdade até ao fim da vida, a terceira trará filhos e netos, e a quarta trará saúde e um casamento duradouro. Antes da cerimónia, os noivos servem chá para os pais, ajoelhados à sua frente. Este gesto simboliza o pedido de permissão para o casamento. Depois deste ritual, o casal parte junto para o local da celebração do casamento.
* Chuva de arroz no casamento!
Na China Antiga, ha mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.
http://www.youtube.com/watch?v=ZcxoU14_vBs&feature=related
É um pequeno vídeo onde podemos ver o começo de uma cerimônia de casamento na China... Percebem que o vermelho como citei acima, prevalece em todos os lugares do casório.
Pesquisa feita pela aluna: Thais Nayara Dias Teixeira , número 29
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.