sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nomes que fazem histórias

BENJAMIN NETANYAHU


Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.Viveu durante muitos anos nos Estados Unidos da América. É graduado em Arquitetura e mestre em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology. Na década de 1980, foi embaixador de Israel nos Estados Unidos e depois na Organização das Nações Unidas. De regresso ao seu país, em 1988, foi eleito deputado e ocupou o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Yitzhak Shamir, ganhando influência crescente no partido e em várias áreas do governo.Netanyahu no entanto foi acusado de corrupção e teria sido indiciado, porém não houve provas para condená-lo.Em 1999 foi substituído no cargo por Ehud Barak e atualmente é o líder da oposição na Knesset.

MAHMOUD ABBAS

Mahmoud Zeidan Abbas, também conhecido pelo nome de guerra Abu Mazen, é presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde Janeiro de 2005.Nasceu em 26 de Março de 1935 em Safed, uma cidade situada no nordeste da região da Galileia, que na época fazia parte do Mandato Britânico da Palestina e que hoje pertence a Israel.Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah. Desempenhou também funções como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana entre Março e Outubro.

HAMAS

O Hamas uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestinoEm janeiro de 2006, o Hamas venceu as eleições parlamentares na Palestina , ganhando 76 dos 132 assentos no Parlamento Palestino, enquanto o Fatah conseguiu 43.[2] Após a vitória eleitoral do Hamas, conflitos violentos e não violentos ocorreram entre o Hamas e o Fatah. 12 palestinos morreram e mais de 100 ficaram feridos[3][4] Depois da Batalha de Gaza, em junho de 2007, o Hamas perdeu suas posições na Autoridade Palestina na Cisjordânia, sendo substituído por integrantes do Fatah e independentes. O Hamas manteve somente o controle de Gaza

HILLARY CLINTON

Hillary Diane Rodham Clinton, (Chicago, 26 de outubro de 1947) é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008. Após mudar-se para Nova Iorque, Clinton foi eleita como senadora norte-americana do estado de Nova Iorque em 2000. Esta eleição marcou a primeira vez que uma Primeria-dama estadunidense concorreu a um cargo público; Clinton foi também a primeira senadora feminina a representar Nova Iorque.

FAIXA DE GAZA

È um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km².[2] Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria.[3] A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.

AUTORIDADE PALESTINA

A Autoridade Nacional Palestiniana (ou Palestina, no Brasil), ANP ou AP é uma instituição estatal semi-autónoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original, foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestiniana detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinianas (chamadas nos acordos de Oslo de "Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinianas ("Área B").

FATAH

é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir (Abu Jihad), e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti. É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.

 
Camilla Helen :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.