quarta-feira, 29 de setembro de 2010

     

Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki

   Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica "Little Boy" caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares.As estimativas do número total de mortos variam entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagazaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação.A maioria dos mortos eram civis.
   As explosões nucleares, a destruição das duas cidades e as centenas de milhares de mortos em poucos segundos levaram o Império do Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de 1945, com a subsequente assinatura oficial do armistício em 2 de setembro na baía de Tóquio e o fim da II Guerra Mundial.
   O papel dos bombardeios atômicos na rendição do Japão, assim como seus efeitos e justificações, foram submetidos a muito debate. Nos EUA, o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido. No Japão, o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.

Caroline Melo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem são e o que fazem?

Benjamin Netanyahu


- é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.
- foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998.
- foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005.


Mahmoud Abbas


- também conhecido pelo nome de guerra Abu Mazen.
- é presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde Janeiro de 2005.
- foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah.


Hamas


- é uma organização palestina, de orientação sunita.
- é o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.
- seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica.


Hillary Clinton


é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos.
- serve na administração do presidente estadunidense Barack Obama.
- foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008.


Faixa de Gaza


- é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste.
- tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km².
- possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria.


Autoridade Palestina


- é uma instituição estatal semi-autónoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza.
- detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinianas e controle civil sobre as áreas rurais palestinianas.


Fatah 


- é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat, Khalil al-Wazir e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti.
- pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina.
- é essencialmente nacionalista.


ALUNA:LEIRIANE  

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quem são e o que fazem??? 


Benjamin Netanyahu

Benjamin "Bibi" Netanyahu  é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.
Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.
Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.

Mahmoud Abbas

Mahmoud Zeidan Abbas , também conhecido pelo nome de guerra Abu Mazen, é presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde Janeiro de 2005.
Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah. Desempenhou também funções como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana entre Março e Outubro 2003
Em 1964 tornou-se membro da Comité Central da organização e em 1968 do Conselho Nacional Palestiniano. Nesse ano apoia a decisão de Arafat em integrar a Fatah na Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que reunia os grupos políticos e grupos armados da causa nacionalista palestiniana.
Durante os anos setenta manteve contactos com membros da esquerda e com grupos pacifistas de Israel, atitude reprovada pelos palestinianos mais radicais.

Hamas

O Hamas é uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.
O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de Israel, e a este se refere como "entidade sionista". Nesse aspecto, opõe-se ao Fatah. Em sua carta de princípios, publicada em 1988, o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico.

Hillary Clinton

Hillary Diane Rodham Clinton,  é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008.
Quando Primeira-dama dos Estados Unidos, sua maior iniciativa, o plano de saúde de Clinton, não conseguiu obter aprovação do Congresso norte-americano em 1994. Em 1997 e 1999, Clinton desempenhou um papel de advocacia para o estabelecimento do State Children's Health Insurance Program, o Adoption and Safe Families Act, e o Foster Care Independence Act. Seu tempo como primeira-dama atraiu uma polarizada resposta para o público americano. Tornou-se a única Primeira-dama a ser intimidada, testemunhando perante um grande júri federal como uma consequência da controvérsia Whitewater em 1996. Clinton nunca foi acusada de qualquer irregularidade nessa e várias outras investigações durante a administração de seu marido. O estado de seu casamento com Bill Clinton foi o tópico de consideráveis discussões públicas, seguindo o escândalo Lewinsky em 1998.

O que é Faixa de Gaza?

A Faixa de Gaza é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria. A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.
Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelense.

O que é Autoridade Palestina?

A Autoridade Nacional Palestiniana (ou Palestina, no Brasil), ANP ou AP é uma instituição estatal semi-autónoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original, foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestiniana detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinianas (chamadas nos acordos de Oslo de "Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinianas ("Área B").

 O que é Fatah?

Fatah ou Al-Fatah , é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir (Abu Jihad), e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti. É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.


Caroline Melo

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

histórias e pessoas importantes de antigamente

Benjamin "Bibi" Netanyahu (em hebraico בִּנְיָמִין "ביבי" נְתַנְיָהוּ; Tel Aviv, 21 de outubro de 1949) é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel. [1]
Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.
Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.
Viveu durante muitos anos nos Estados Unidos da América. É graduado em Arquitetura e mestre em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology. Também estudou Ciência Política no M.I.T. e na Universidade Harvard.
Depois de completar seus estudos, trabalhou no Boston Consulting Group, uma empresa internacional de consultoria empresarial. Posteriormente trabalhou na Rim Industries, em Jerusalém.

-

Quem é Benjamin Netanyahu e o que ele faz?

Benjamin é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel. Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido. Ele planeja adotar uma política parecida com a de seu antecessor, Ehud Olmert, para a construção de assentamentos na Cisjordânia durante as negociações de paz com os palestinos, disse uma fonte do governo ao jornal israelense Haaretz.

Quem é Mahmoud Abbas?

Mahmoud Zeidan Abbas é presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde Janeiro de 2005. Nasceu em 26 de Março de 1935 em Safed, uma cidade situada no nordeste da região da Galileia, que na época fazia parte do Mandato Britânico da Palestina e que hoje pertence a Israel. Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah. Desempenhou também funções como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana entre Março e Outubro de 2003.

O que é Hamas?

O Hamas é uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.

Quem é Hillary Clinton?

Hillary Diane Rodham Clinton, é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008. Como Secretária de Estado de Obama, Clinton é a primeira Primeira-dama a servir em um gabinete presidencial.

O que é Faixa de Gaza?

A Faixa de Gaza é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.

Autoridade Palestina... O que é?
 
A Autoridade Nacional Palestiniana é uma instituição estatal semi-autónoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original, foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestiniana detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinianas (chamadas nos acordos de Oslo de "Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinianas ("Área B").
O que significa Fatah?

Fatah é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir (Abu Jihad), e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti. É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.
 
 
Pesquisa feita pela aluna: Thais Nayara,  número 29

QUEM SAO E O QUE FAZEM??

Benjamin Netanyahu
Benjamin "Bibi" Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.

Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.

Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.

Com a queda de Shamir, Netanyahu passou a liderar a oposição no Parlamento. Depois de denunciar vivamente os acordos de paz estabelecidos entre o governo trabalhista de Yitzhak Rabin e a OLP, ganhou as eleições legislativas de Maio de 1996, tornando-se primeiro-ministro.

Netanyahu no entanto foi acusado de corrupção e teria sido indiciado, porém não houve provas para condená-lo.

Em 1999 foi substituído no cargo por Ehud Barak e atualmente é o líder da oposição na Knesset.



Mahmud abbas
Em 1948, quando tinha treze anos, abandonou a sua cidade natal em resultado da primeira guerra israelo-árabe e tornou-se, à semelhança de outros árabes palestinianos, um refugiado. A sua família fixou residência em Damasco, na Síria, onde Mahmoud cresceu e se educou. Trabalhou como professor do ensino primário e em 1957 mudou-se para o Qatar, onde conseguiu um emprego como chefe de pessoal no funcionalismo público local. Em 1958 concluiu a sua formação em Direito na Universidade de Damasco.

Durante a sua estadia no Qatar entrou em contacto com os grupos políticos palestinianos, tornando-se junto com Arafat e Faruq Qaddumi (Abu al-Lutf) um dos fundadores da Fatah. À semelhança do que fizeram Yasser Arafat e outros militantes adoptou o nome de guerra Abu Mazen. Abu, que significa "pai de", é um nome que os homens árabes tomam quando nasce o seu primeiro filho varão; neste caso Mahmoud já era pai de um menino nascido em 1960 chamado Mazen.

Em 1964 tornou-se membro da Comité Central da organização e em 1968 do Conselho Nacional Palestiniano. Nesse ano apoia a decisão de Arafat em integrar a Fatah na Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que reunia os grupos políticos e grupos armados da causa nacionalista palestiniana.

Hamas

A indignação de parte a parte é importante. E compreensível. Mas há vários sinais ocorrendo em Gaza que boa parte da cobertura jornalística não está pegando.

Por que, por exemplo, o Hizbolá não está atacando Israel do Líbano?

Por que o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que por muito menos já ameaçou Israel das piores formas, anda tão ameno em seus discursos das últimas semanas? (Diz que o Hamas está ficando mais forte e não passa disso.)

Precisamos compreender o Hamas: de onde vem, e o que é hoje.

Israel informa que está atacando o Hamas, em Gaza, neste momento. As vítimas, no entanto, são palestinos. Morrem às centenas. Alguns – muitos – não têm qualquer ligação com o Hamas. Mas como declaradamente o ataque é ao Hamas, aqueles que tomam as dores das vítimas defendem o Hamas; e aqueles cujo coração bate por Israel sugerem que quase todos os mortos são do grupo.

O Hamas, no entanto, não representa todos os palestinos. A se contar as pesquisas eleitorais de dezembro, em 2009 46% dos eleitores em Gaza planejavam votar no Fatah e apenas 32% no Hamas. Levando-se em conta também os eleitores na Cisjordânia, a outra parte da futura Palestina, a derrota eleitoral do Hamas seria de acachapantes 42 a 28%.





Hillay cleinton

Quando Primeira-dama dos Estados Unidos, sua maior iniciativa, o plano de saúde de Clinton, não conseguiu obter aprovação do Congresso norte-americano em 1994. Em 1997 e 1999, Clinton desempenhou um papel de advocacia para o estabelecimento do State Children's Health Insurance Program, o Adoption and Safe Families Act, e o Foster Care Independence Act. Seu tempo como primeira-dama atraiu uma polarizada resposta para o público americano. Tornou-se a única Primeira-dama a ser intimidada, testemunhando perante um grande júri federal como uma consequência da controvérsia Whitewater em 1996. Clinton nunca foi acusada de qualquer irregularidade nessa e várias outras investigações durante a administração de seu marido. O estado de seu casamento com Bill Clinton foi o tópico de consideráveis discussões públicas, seguindo o escândalo Lewinsky em 1998.



Faixa de gaza

Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza.[4] O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelense.



Autoridade palestina

Há alguns anos, porções dispersas dessas duas áreas passaram a ser administradas pela Autoridade Palestiniana, mas, devido aos inúmeros ataques terroristas que sofre, Israel mantém o controlo das fronteiras e está actualmente a construir um muro de separação que, na prática, anexa porções significativas da Cisjordânia ocidental ao seu território.

A população palestiniana dispersa pelos países árabes ou em campos de refugiados, situados nos territórios ocupados por Israel, é estimada em 4.000.000 de pessoas.


fatah

significando literalmente "Movimento de Libertação Nacional da Palestina". Fataḥ é o acrônimo reverso desta expressão, significando "começo", "conquista" ou "vitória". حتف, Ḥataf, o acrônimo na sequência não reversa, significa "morte" e não é utilizado pelos membros do partido. A palavra Fatah é utilizada no discurso religioso para significar a expansão islâmica nos primeiros séculos de História do islamismo - como em Fath al-Sham ou "começo do Levante" - e, assim sendo, possui uma conotação positiva entre os muçulmanos.




Aluna: Thatiane Matos de Andrade.

domingo, 12 de setembro de 2010

Nomes que fizeram história...

Benjamin Netanyahu

Benjamin "Bibi" Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.
Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima.

O que ele fez?
Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.

Mahmoud Abbas


Mahmoud Zeidan Abbas também conhecido pelo nome de guerra Abu Mazen, presidente da Autoridade Nacional da Palestina desde Janeiro de 2005.
Nasceu em 26 de Março de 1935 em Safed, uma cidade situada no nordeste da região da Galileia, que na época fazia parte do Mandato Britânico da Palestina e que hoje pertence a Israel.

O que ele fez?
Foi um dos fundadores, junto com Yasser Arafat, da organização Fatah. Desempenhou também funções como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina entre Março e Outubro de 2003.
Após a morte de Yasser Arafat em 11 de novembro de 2004, foi eleito Mahmoud Abbas da Autoridade Palestina presidente em uma eleição realizada 9 de janeiro de 2005. Sua margem substancial de vitória foi amplamente interpretado como dando-lhe um mandato para negociar uma nova iniciativa de paz com Israel.


Hamas

O Hamas (abreviação em árabe de “Movimento de Resistência Islâmica”) é um desmembramento da Irmandade Muçulmana Egípcia, na Faixa de Gaza, que se expandiu também na Cisjordânia. Sua proposta política é a da criação de um Estado baseado em leis islâmicas, em todo o território onde hoje está Israel e os Territórios Ocupados da Cisjordânia e Gaza, destinados à Palestina. Esta organização acompanha tendências dentro de todo o mundo árabe-muçulmano de expansão de movimentos religiosos islamistas, em oposição a repúblicas e monarquias pró-ocidentais.
Na verdade, o Hamas e os demais movimentos religiosos sunitas foram criados com a bênção destes governos, a fim de combater um outro inimigo, a crescente facção à esquerda de movimentos nacionalistas árabes, que foi hegemônica, especialmente quando Gamal Abdel Nasser governou o Egito. Depois que Sadat mudou a orientação do nacionalismo árabe, se alinhando mais próximo aos EUA, houve neste movimento uma dissidência. De um lado, nacionalistas pan-árabes e as células de partidos marxistas- leninistas. De outro, um governo conservador. Para combater estes grupos, fora admitida pelo governo Sadat a formação de partidos e movimentos religiosos islâmicos. Este acontecimento no Egito mudou o panorama político em todo o Oriente Médio. Com o Acordo de Paz com Israel, Sadat provou de seu próprio veneno. Tinha derrotado os adversários dentro de seu campo secular, mas acabará assassinado por novos inimigos, os islamistas.

Hillary Clinton



Hillary Diane Rodham Clinton é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 à 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008. Nativa de Illinois, Hillary Rodham atraiu primeiramente a atenção nacional em 1969 por seus comentários como a primeira aluna a remeter o discurso de formatura no Wellesley College. Embarcou na carreira de direito após sua graduação de Faculdade de Direito de Yale em 1973. Seguindo uma tarefa como advogada legal Congressional, mudou-se para o Arkansas em 1974 e casou-se com William Jefferson Clintonem 1975. Em 1977, Rodham co-fundou  o Arkansas Advocates for Children and Families. Em 1978, tornou-se a primeira presidente mulher do Legal Services Corporation. Foi nomeada a primeira sócia mulher da Firma de Direito de Rose em 1979, e foi duas vezes listada como uma das cem mais influentes advogadas na América. Foi Primeira-dama do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, e com sucesso, levou uma força tarefa para reformar o sistema de educação do Arkansas. Hillary posava para os cartazes do Wal-Mart e diversas outras cooperações.

O que ela fez?
Quando Primeira-dama dos Estados Unidos, sua maior iniciativa, o plano de saúde de Clinton, não conseguiu obter aprovação do Congresso norte-americano em 1994. Em 1997 e 1999, Clinton desempenhou um papel de advocacia para o estabelecimento do State Children's Health Insurance Program, o Adoption and Safe Families Act, e o Foster Care Independence Act. Seu tempo como primeira-dama atraiu uma polarizada resposta para o público americano. Tornou-se a única Primeira-dama a ser intimidada, testemunhando perante um grande júri federal como uma consequência da controvérsia Whitewater em 1996. Clinton nunca foi acusada de qualquer irregularidade nessa e várias outras investigações durante a administração de seu marido. O estado de seu casamento com Bill Clinton foi o tópico de consideráveis discussões públicas, seguindo o escândalo Lewinskyem 1998.

O que é...

Faixa de Gaza


A Faixa de Gaza é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria.] A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.


Autoridade Nacional Palestiniana


A Autoridade Nacional Palestiniana (ou Palestina, no Brasil), ANP ou AP é uma instituição estatal semi-autônoma governando nominalmente partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a Faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original, foi estabelecida como parte dos acordos de Oslo entre a OLP e Israel. A Autoridade Palestina detém o controle sobre assuntos de segurança e civis nas áreas urbanas palestinas (chamadas nos acordos de Oslo de ("Área A"), e controle civil sobre as áreas rurais palestinas ("Área B").


Fatah


Fatah ou Al-Fatah literalmente: "Movimento de Libertação Nacional dos escravos liderados pelo povo da Palestina"), é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir(Abu Jihad), e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khalaf e Khaled Yashruti. É a maior facção daOrganização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.
Considera-se que o Fatah teve um forte envolvimento com o trafico de drogas no passado, mas ao contrário de seu rival islamista Hamas, o Fatah não é considerado uma organização com vandalismo por nenhum governo.

Flávia de Souza.