terça-feira, 19 de outubro de 2010

Curiosidades do Japão.

O ritual do casamento japonês



O ritual do casamento japonês

Tipos de Cerimônia

Apesar de predominarem o budismo, xintoísmo, catolicismo e ritos filosóficos, a cerimônia de casamento japonesa não se prende necessariamente a uma única religião.
No Casamento budista ainda se segue uma tradição milenar japonesa, onde três taças são levadas aos noivos, uma de cada vez. Cada taça é usada três vezes: a primeira taça é usada pela noiva, depois pelo noivo, e novamente por ela, vice-versa com a segunda taça, e assim por diante. Os noivos fazem menção de beber duas vezes, e, na terceira, tomam todo o conteúdo, que pode ser sakê ou champanhe. A primeira taça significa juramento a Deus, a segunda significa gratidão aos pais e familiares e a terceira é dedicada às pessoas vão conviver com o casal.
No Casamento Cristão há pequenas diferenças entre católicos e protestantes, mas a cerimônia é realizada por padre ou pastor, com Bíblia, cantos de louvor a Deus, certificados, troca de alianças, etc. Muito parecido com o casamento cristão brasileiro.

Traje dos Noivos

Na cerimônia mais tradicional a noiva costuma usar quimonos ou vestido de gala e chega a trocar de vestido umas quatro vezes, o que aumenta consideravelmente o número de fotos tiradas durante a cerimônia, gerando um álbum de fotografia bem generoso. O noivo geralmente usa terno preto com camisa e gravata brancas.
Os discursos têm um papel importante no casamento japonês. Na recepção, os pais e padrinhos discursam desejando felicidades aos noivos, depois fazem agradecimentos.
Os noivos mais modernos costumam optar pelo traje mais comum: vestido de noiva para a mulher e terno para o noivo.

Local da cerimônia

Além de casamentos em igrejas, templos, casas, buffets e salões, Os japoneses fazem as cerimônias de casamento em resorts como os de Karuizawa ou Izu-Hakone, em hotéis próximos à Disneylândia de Tóquio, em Okinawa, onde se pode desfrutar o ano todo de seu clima tropical. E até fora do país, aproveitando a ocasião para conhecer novos lugares. Além disso, existem os locais mais exóticos: casamentos em saltos de pára-quedas, casamentos no ar em balões e ainda cerimônia de casamento realizada nos aquários de grande porte, em todo o Japão.

Flávia de Souza*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.