Cinema mudo
O 1º filme produzido foi o documentário “Geisha no Teodori” em Junho de 1899.
A maior parte das salas de cinema desta época empregavam benshis, que são narradores cujas leituras dramáticas acompanhavam o filme e a música, que era, como no Ocidente, tocado ao vivo.
O terramoto de 1923, o bombardeiro aliado de Tóquio durante a segunda guerra mundial, assim como os efeitos naturais do tempo e da humidade do país, destruíram a maior parte dos filmes realizados nesse período.
Só em 1936 apareceram filmes falados
Em 1943 Akira Kurosawa (foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de directores do mundo todo), faz o seu filme de estreia, Kurosawa foi sempre um cineasta muito premiado, de referir o prémio “Leão de Ouro” no festival de Veneza em homenagem à sua carreira.
A partir de 1960 o cinema japonês começou a ser premiado, nomeadamente no festival de cinema de Cannes, dos festivais mais prestigiantes.
Actualmente vários filmes japoneses são adaptados por outros realizadores têm como exemplo de sucessos The Ring, O Aviso e The Grudge, A Maldição, as bandas desenhadas, Manga, e as séries, Anime também já são adoptadas no cinema.
Flávia de Souza'
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.