terça-feira, 19 de outubro de 2010

O bombardeio de Hiroshima e Nagasaki ...



Foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica '' Little Boy '' caiu sobre Hiroshima numa segunda feira. Três dias depois, no dia 9, a '' Fat Man '' caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se ulitilizaram armas nucleares.









Existiram grande número de mortes que varia entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki. A maioria dos mortos eram civis.



Com tudo isso, incluindo a destruição das duas cidades em poucos segundos levaram o Império do Japão a rendição não se importando com os outros no dia 15 de agosto de 1945. O papel dos bombardeios atômicos na rendição do Japão, assim como seus efeitos e justificações, foram submetidos a muito debate. Nos EUA, o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido. Entretanto, no Japão o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.


Aluna: Thais Nayara Dias Teixeira -  Número 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.